Followers

)o( Na Cozinha...

Nenhuma celebração pagã é completa sem comida! Aqui está uma seleção de ideias de receitas para você começar os seus sabás e esbás com muitas festas e alegria.


)O( Rituais

Pagãos têm uma série de rituais e celebrações. Com isso, disponibilizo algums rituais práticos e simples. Fique livre para adaptá-los!

Elementais: Fogo - Salamandras

Postado por Marcos Silva quarta-feira, 22 de junho de 2011

SALAMANDRAS
   Sem elas, o fogo material não existiria, e nem sequer um fósforo não poderia ser aceso. O ser humano é incapaz de se comunicar adequadamente com as Salamandras, pois ela reduz a cinzas tudo que delas se aproxima. Antigos místicos preparavam incensos especiais de ervas e perfumes, para que quando queimados, pudessem provocar um vapor especial, e assim  formar nos seus rolos as figuras das Salamandras. São vistas em formas de bolas ou línguas de fogo, correndo através dos campos ou adentrando nas casas.  Possuem especial influência sobre os indivíduos de temperamento tempestuoso. Tanto nos animais quanto no homem as Salamandras trabalham através do emocional, por meio de calor corpóreo, do fígado e da corrente sangüínea. Sem a sua assistência, não haveria calor.


   Sua atividade é intensa no subsolo e no interior do organismo e da mente. São responsáveis pela iluminação, pelo calor, pelas explosões e pelo funcionamento dos vulcões.Não se devem confundi-las com os homônimos anfíbios, tipo lagartos do plano
físico. Foram os movimentos serpenteantes desses elementais no interior das labaredas de fogo, semelhantes aos movimentos sinuosos das caudas dos lagartos e lagartixas, que lhes valeram esse curioso nome. Porém, essa é a única relação entre eles e o animal.
   As salamandras despertam poderosas correntes emocionais no homem. Alimentam os fogos do idealismo espiritual e da percepção. Sua energia auxiliar a demolição do que é velho e a edificação do novo. Isto porque o fogo tanto pode ser destrutivo quanto criativo em suas formas de expressão. Trabalham com o homem e com o mundo por intermédio do calor, do fogo e das chamas, quer se trate da chama de uma vela, das chamas etéreas ou da própria luz solar. São incrivelmente eficientes nos trabalhos de cura, pois ajudam a desintoxicar o organismo, sobretudo nas situações críticas. Mas devem ser empregadas com muita cautela, pois suas energias radiantes são dificílimas de controlar. De modo geral encontram-se sempre presentes quando a cura está para se manifestar. colaboram imensamente para a preservação de nosso corpo espiritual. A energia irradiada pelas salamandras ao nosso corpo espiritual perpassa todos os planos até atingir o corpo físico. Elas intensificam a espiritualidade elevada, a fé e o entusiasmo. Colorem nossa percepção e ampliam o discernimento espiritual para que ele sobrepuje o psiquismo inferior. Estimulam a vitalidade e a franqueza. Elas nos ajudam a desenvolver vontade própria e firmeza, além de impulsionar fortes correntes espirituais positivas e bem-determinadas. Fomentam o sentido de auto-estima, mantêm as aspirações em alta e nos impulsionam a uma atuação marcante no cenário da vida. A fraca ligação com nosso elemental pessoal e demais espíritos do fogo configura-se como falta de ânimo, esmorecimento em relação à vida, falta de fé e crescente senso de pessimismo. Por outro lado, a proximidade demasiado intensa com estes elementais e outros do reino pode acarretar falta de autocontrole e de sensibilidade. Haverá tendência à inquietude e a um excesso de atividade que pode levar a um desgaste do ser. A falta de paciência também é reflexo da influência excessiva desse elemento. De todos os elementais, as salamandras são os mais difíceis de compreender e aqueles com os quais a harmonização é mais complexa. Podemos controlar nosso fogo interior por meio da calma e de uma postura tranqüila e satisfeita em relação à vida. Em outros termos, significa aceitar a existência como ela é, aqui e agora. Além de serem agentes primordiais da natureza, as salamandras adoram a música e sentem-se fortemente atraídas por ela, sobretudo quando está sendo composta.  Suas energias são vibrantes. Controlá-las e direcioná-las de modo a produzir resultados positivos requer tamanha habilidade. Recomenda-se a todo compositor, poeta ou qualquer um que exerça atividade criativa, que procure cultivar uma melhor sintonia com as salamandras. Ajudam a despertar os níveis mais elevados de nossa espiritualidade e a elevar o patamar de nossas aspirações. De forma geral, estimulam e fortalecem o campo áurico a tal ponto que facilitam o reconhecimento das forças espirituais atuantes em nossas vidas.

Fonte: ESP - Os elementos e Elementais

0 comentários

Postar um comentário

ATENÇÃO
Os comentários deste blog, são todos moderados.

Páginas

)o( Artigos

)o( Artigos
Textos e Resumos

About Me

Minha foto
Marcos Silva
Sou um estudande de paganismo, que apenas quer compartilhar seu desenvolvimento cultural e espiritual à todos os que contemplam a arte pagã.
Ver meu perfil completo

)O(Marcadores

)O( Arquivos

Estudos Pagão - 2013. Tecnologia do Blogger.