ÉTER
Nível: Espiritual
Órgão representativo: baço pâncreas e estômago
Signos:
O Éter é considerado o “Quinto Elemento”, o equilíbrio. Este ponto deve ser encontrado em todos os níveis para que possam os alcançar a verdadeira paz e felicidade. Só é possível atingir o equilíbrio total quando se atinge o equilíbrio em cada um dos elementos. Os gregos também chamavam este elemento de “quinta-essência”, o consideravam o elemento perfeito e acreditavam que ele existia apenas fora do plano cósmico terrestre.
Ar x Água
Jung chamou os tipos do Ar de 'racionais' e os tipos da Água de 'sentimentais'. Ar e Água são maneiras opostas de interpretar a realidade.
O Ar está mais associado a figura do pai, que precisa ter uma identificação ética com os filhos.A Água está mais associada a figura da mãe, que liga-se aos filhos por sentimento, independente do que quer que eles façam.
Quando juntos, Ar e Água desenvolvem um diálogo com base no Pensamento e Emoção. Quando não se entendem, a Água acha o Ar frio e insensível, o Ar acha a Água irracional e dependente. Quando procuram o entendimento, a Água oferece consolo e empatia para o Ar, enquanto o Ar oferece para a Água compreensão e maior distanciamento.
Fogo x Terra
Jung chamou os tipos do Fogo de 'intuitivos' e os tipos da Terra de 'sensitivos'. Fogo e Terra, na verdade, são maneiras opostas de lidar com a realidade.
O Fogo lida com a realidade tentando ultrapassá-la, superá-la. Carrega, dentro de si, a figura do herói e se insurge contra os limites da realidade. Impacienta-se com limpeza, trabalhos rotineiros. Além disso, busca a aventura e a excitação. Quer viver o lado alegre e ilimitado da vida. É um 'criador' por essência, não gostando de se restringir a métodos consagrados. Seu atributo mais forte é a intuição.
A Terra lida com a realidade tentando adaptar-se a ela. Não espera vencer a realidade, por isso o seu sucesso consiste no modo como consegue utilizá-la a seu favor. Carrega, dentro de si, uma perspectiva realista de si mesmo e do mundo ao redor. Seu impulso é o de criar segurança e estabilidade. Quer 'construir' coisas em sua vida. Prefere ter um apartamento mobiliado a uma viagem ao redor do mundo (que seria escolhida pelo Fogo). Utiliza métodos consagrados, pois eles já provaram o seu sucesso no enfrentamento da realidade. Seu atributo mais forte é a sensação.
Se uma criança do Fogo e da Terra forem comparados em seu desempenho escolar, a criança do Fogo se destacará em trabalhos criativos e também em atividades esportivas ou que necessitem de liderança. Entretanto, a criança Terra terá um desempenho médio em todas as matérias, saindo-se melhor naquelas que necessitam de paciência, cuidado e persistência.
Fonte: ESP - O Poder dos Elementos
e seus Elementais
e seus Elementais
0 comentários