OS ELEMENTOS
Entendemos que existem quatro elementos básicos em todas as estruturas materiais e orgânicas. São elas: Terra, fogo, Ar e água.
Cada elemento representa um tipo de energia dentro de cada um de nós, tendo seu grau de intensidade variado de pessoa ora pessoa. Funcionam como “engrenagens” da vida, pois devem ser mantidos em equilíbrio para que se possa ter uma boa saúde física e mental.
Quando se trabalha com elementos, devemos ser bem específicos em relação ao que necessitamos naquele momento. Como por exemplo, em um primeiro encontro você vai querer a paixão que o fogo proporciona, mas não vai querer a sua impulsividade, que pode facilmente gerar brigas. O ar pode lhe trazer uma maior concentração para uma aula chata, mas não vai querer a distração que ele pode te dar. Também não se deve trabalhar repetidas vezes com um mesmo elemento, uma vez que isso pode gerar excesso de energia do referido elemento trabalhado.
A Origem da Teoria dos 4 Elementos
Acredita-se que a teoria dos quatro elementos, surgiu no Ocidente, através da Grécia entre os filófosos, pois, entre eles havia uma crença de que cada coisa que existia era originada de um elemento diferente, fogo, água, terra ou ar. Naquela época, existia uma forma de ver os elementos, ligando astrlogia e alquimia. Como é relatado no texto “De occulta philosophia” de Cornelius Agrippa, mago e escritor ocultista alemão (1486-1535). A teoria dos quatro/cinco elementos também foi defendida pelo filósofo grego Empedócles.
Porém, muitos acreditam que essa teoria teria vindo do oriente baseada da Teoria chinesa dos Cinco elementos, que no caso são estados de mutação da matéria-energia(NO CASO, terra, fogo, água, ar e Metal).
Na índia, a aplicação dessa teoria se faz fortemente presente através da medicina aiurvédica, que acredita que as doenças surgem de desequilibrios dos elementos no corpo humano.
Fonte: ESP - O Poder dos Elementos
e seus Elementais
e seus Elementais
0 comentários